25 de set. de 2010

Formigueiro artificial - Saúva limão (Atta sexdens)

Formigueiro artificial (sauveiro) construído em fibra de vidro para criação e exibição de uma colônia de saúvas. O sauveiro era mantido em um recipiente de vidro retangular (tipo aquário), sendo transferido para o formigueiro artificial, para atender os projetos de educação ambiental da empresa.
 Dimensões: 2.20 m de comprimento, 0.80 m de altura e 0.75 m de largura.

Behind the scenes

A construção do formigueiro artificial demanda várias etapas:
  1. Construção de base para modelagem em gesso.
Base construída com placa de MDF 3 mm e papelão de tapeceiro.
Parte superior da base com canaleta para água e barreira contra fuga.
Minha gatinha "minhoca" inspecionando o trabalho.

 2 - Modelagem em gesso.
Modelagem da parte superior do formigueiro:"murundu ou murundum", olheiros, trilhas e canaleta de água.
Detalhe da modelagem das câmaras (panelas) onde as saúvas cultivam o fungo, do qual se alimentam.

3 - Após modelagem em gesso das partes que compõe o formigueiro, há aplicação de fibra-de-vidro (manta + resina) para dar o formato final do formigueiro.
Os moldes de gesso são descartados, sobrando apenas as placas modeladas de fibra-de-vidro que serão unidas para formar o formigueiro.
Placa de fibra-de-vidro das câmaras (panelas).
Parte traseira da placa das câmaras mostrando o sistema de ventilação: "ralos" plásticos para banheiro com telas metálicas para impedir a fuga das saúvas.

4 - Juntar as partes e aplicar impermeabilizantes e protetores contra desgaste (impermeabilizante para caixa d'água ("Sika") e "batida de pedra").
Parte superior do formigueiro com aplicação do impermeabilizante e "batida de pedra". Teste de cor num dos "olheiros". Batida de pedra é um produto que possibilita a criação de texturas diversas na fibra-de-vidro.
Detalhe da aplicação dos produtos citados acima, nas câmaras de criação.

5 - Pintura com tinta PVA atóxica, em todo o formigueiro.
A pintura do formigueiro procurou imitar as características de um sauveiro natural, quanto a cor e a textura.
Na parte frontal das câmaras foi colocado uma placa de acrílico transparente para a visualização das partes internas do sauveiro, bem como impedir a fuga das saúvas.
Parte traseira das câmaras mostrando o sistema de ventilação.
Formigueiro finalizado e pronto para receber a colônia de saúvas.
Câmara com fungos e saúvas que foram transportados do antigo recipiente de criação.
Detalhe das câmaras que receberam as saúvas. Algumas câmaras ficaram vazias para que as saúvas as usassem como depósito de lixo.
Detalhe das saúvas coletando material do bagaço de laranja, canaleta com água e as câmaras da parte frontal do formigueiro.
A alimentação também pode ser oferecida através de mudas em tubetes, trocando a base fechada da área de alimentação, por uma placa perfurada para encaixar os tubetes. No exemplo, mudas de eucalipto.
Formigueiro pronto! As saúvas instaladas na nova moradia e o expositor pronto para ser utilizado nas visitas das escolas e nos projetos de educação ambiental.
O design desse produto levou em consideração que a maioria dos visitantes são alunos do ensino fundamental e médio. Assim, a altura permite que crianças, adolescentes e adultos tenham uma visão privilegiada do fascinante mundo das formigas, em especial das saúvas. 
A manutenção das condições biológicas para o desenvolvimento da colônia  ocorre através de várias estruturas desenvolvidas para cada tópico importante na criação da colônia: alimento (área de alimentação com folhas e tubetes com mudas), água (canaleta), temperatura das câmaras (ventilador e medidor de temperatura), impedimento da fuga (canaleta).

O custo atual desse formigueiro é de R$ 7.000,00, com prazo de entrega de 40 dias. Não está incluído o preço do frete.



10 comentários:

  1. Olá Moisés,

    Chamo-me Joaquim Pifano, sou eu quem faço o blog "MONTEDOMEL" recebi seu comentário e cá estou para retribuir a sua visita.
    Também sou biólogo e deveras apaixonado pelo mundo dos insectos, sobretudo dos sociais.
    Como deve calcular fiquei obcecado por este seu trabalho para albergar as formigas sauvas, devo até dizer que até há pouco tempo pensava que a melhor profissão do mundo era a de fotógrao da National Geographic, até conhecer sua ocupação...
    Muitos parabéns por seu trabalho, claro que me vou tornar um visitante frequente de seu blog. Queria pedir-lhe que me enviasse umas fotos de seu trabalho como biodesigner, relacionadas sobretudo com insectos sociais para fazer uma reportagem sobre o seu trabalho no meu blog.
    Entretanto vou já fazer um link

    um abraço
    Joaquim Pifano

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela proposta e trabalho. Vou passar teu blog para amigos e colegas de trabalho.
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Caro companheiro.

    Tento montar uma fazenda de saúvas a 5 anos.

    sempre recolho as rainhas e coloco em recipientes contendo terra úmida e estéril ( retirada diretamente de barrancos) mas até hoje nunca consegui que uma delas sobrevivesse.

    Tento imaginar que pode ser a temperatura, já tentei aquecer a terra de diversas formas mas não sei a tempreratura ideal.

    se puder me ajudar meu e-mail é marc.pin@ig.com.br.

    mas voltando ao seu trabalho é realmente estupendo e eu que apenas me contentei em ligar dois aquários através de tubos, meus para béns pelo trabalho artesanal.

    Oena que não disponho deste valor, pois gostaria muito de ter um desses em minha salça.


    MArcio Pinheiro

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcio.

    Vou passar o email do Fernando, biólogo da Bayer, que consegue fazer o que vc está tentando com muito sucesso.
    O email dele: fernando.bernardini@bayercropscience.com
    Acredito que dessa forma vc vai conseguir com facilidade. Uma maneira prática e com baixo custo é utilizar vasilhames transparentes de plástico, unidos por mangueiras plásticas transparentes, que vc encontra facilmente nas lojas de cidade. Obrigado pelas palavras e estou torcendo para que vc consiga montar seu sauveiro.
    Abs. Moisés Perecin

    ResponderExcluir
  5. ola moises me chamo thamyris estudo na universidade federal do maranhao estou cursando biologia bem estou precisando de algumas dicas com minha monografia querido estou trabalhando com arquitetura de formigueiros e preciso tirar o molde desses formigueiros voce poderia me da alguma dica de como eu posso tirar esses moldes

    por favor se poder me ajudar ficarei muito grata
    meu email e thamyrisborges1@hotmail.com espero sua resposta logo ...
    beijos e abraços

    ResponderExcluir
  6. Que trabalho magnifico..!

    ResponderExcluir
  7. ola eu tambem tenho um sauveiro de estimaçao que ja estar com 5 anos, so que tem outro designer, sou apaixonado pelas formigas o meu maior problema com ele e manter uma temperatura adequada a elas, se puder me dar algumas sugestoes ficarei grato, parabens pelo seu trabalho meu email e prof.leofarias@hotmail.com se puder me adiciona no face(Leandro farias) tem o video do sauveiro la.

    ResponderExcluir
  8. Ola bom dia, quero desenvolver um projeto de educacao ambiental com algumas criancas e adorei a ideia, mas nosso espaco nao acomodaria uma estrutura desse porte. Voce tem outros modelos e tamanhos??
    Meu email comercial2@viladosanimais.com.br
    aguardo contato.


    Grata,
    Jessica Cumin

    ResponderExcluir
  9. Olá Moisés, me chamo Jonathan e sou do Instituto Federal do Paraná, nós estamos fazendo um formigário para servir como objeto de aprendizagem, e eu gostaria de tirar algumas duvidas e te apresentar nosso projeto, adoraria se você pude-se fazer contato comigo pelo seguinte e-mail: tempestadecerebralifpr@gmail.com
    desde já agradeço e adorei seu trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Olá Moisés, me chamo Jonathan e sou do Instituto Federal do Paraná, nós estamos fazendo um formigário para servir como objeto de aprendizagem, e eu gostaria de tirar algumas duvidas e te apresentar nosso projeto, adoraria se você pude-se fazer contato comigo pelo seguinte e-mail: tempestadecerebralifpr@gmail.com
    desde já agradeço e adorei seu trabalho.

    ResponderExcluir