6 de out. de 2011

RÉPLICA DE PUPAS DA LAGARTA DAS FOLHAS Spodoptera eridania

Spodoptera eridania é uma mariposa de coloração cinzenta clara, com cerca de 40 mm de envergadura. As asas anteriores são acinzentadas com pontos escuros no centro, enquanto que as posteriores são esbranquiçadas.
As lagartas desenvolvidas apresentam coloração esverdeada com listras corpóreas longitudinais sobre o dorso.
As pupas são glabras, lustras, de coloração castanha, com áreas mais escuras.
São pragas importantes da soja, milho e algodão.

A réplica apresenta duas pupas, macho e fêmea, com cerca de 14 cm de comprimento e 4 cm de largura. Estão apoiadas por pino de metal, sendo removíveis, em uma base de MDF com 2 cm de espessura, 20 cm de comprimento e 10 cm de largura. A figura estilizada da mariposa dá o formato da base.
Além do aspecto estético, tem grande utilidade didática, na visualização das diferenças morfológicas das pupas que darão origem a machos e fêmeas.

A réplica tem o custo de R$ 300,00.



Imagem mostrando a réplica montada: base em MDF e as duas pupas, macho em vista ventral e fêmea em vista lateral.



Imagem destacando a pupa macho, em detalhes.


Vista dorsal.



Imagem mostrando as duas pupas removidas da base, sendo seguras pelas mãos, para facilitar a visualização das diferenças morfológicas entre macho e fêmea.



Réplica completa e comparação de dimensões. A cerveja é original!!!

O custo da réplica é de R$ 300,00, além das despesas de frete.


4 comentários:

  1. Olá, sou do formigueirobrasileiro.blogspot.com.
    Por gentileza, voce poderia colocar meu blog em sua lista de "blogs interesantes"?
    eu coloco um post falando sobre seu blog.
    muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Com o maior prazer, Matheus e, aproveitando, parabéns pelo seu blog que é superinteressante!!!
    Moisés Perecin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moises boa tarde! Eu queria entrar em contato para solicitar uma pupa desta tb queria um mantodeo
      rozimarcp@gmail.com

      Excluir
  3. olá moisés, estou desenvolvendo com alguns alunos o funcionamento de um formigario estudando insetos sociais, e no final do projeto necessito de criar um formigario, para exposição, acompanho seu trabalho ja ha algum tempo e gostaria de saber se poderia me ajudar com alguns modelos e caso você criar esses modelos quanto me custaria seu trabalho.

    tenho um blog formigueiross.blogspot.com deixa um recado pra mim e me avisa sepderia fazer parceria com vc copiando seu link e colando no blog.

    att.
    Thiago Nascimento
    Thiago_tnsc@hotmail.com

    ResponderExcluir