11 de abr. de 2011

FORMIGUEIRO ARTIFICIAL


O Formigueiro artifical tem como objetivo a exibição de colônias de formigas, principalmente as formigas cortadeiras, saúvas e quenquéns, em salas de aula, palestras, congresso, reuniões etc. 
O design levou em consideração a possibilidade de exibir, através das estruturas transparentes, os principais aspectos que envolvem o desenvolvimento de uma colônia de formigas cortadeiras, como a coleta e o transporte de material vegetal (folhas, pétalas, grãos) para o interior das câmaras, onde cultivam o fungo do qual se alimentam, as diferentes castas sociais, a limpeza das câmaras e, com sorte, observar a rainha.
É possível, no entanto, a criação de outras espécies de formigas, como as carpinteiras (Camponotus).
Foram utilizados materiais plásticos devido ao baixo peso e a facilidade de limpeza e desinfecção.
A manutenção da colônia é extremamente fácil: a arena de alimentação dispõe de alimentador de grãos, abertura para material vegetal (folhas, pétalas) e água. A câmara utilizada como "lixeira" tem abertura na parte inferior, facilitando a remoção do material descartado pelas formigas.

O custo do formigueiro artificial, sob encomenda, é de   R$ 850,00, com prazo de entrega de 15 dias.

 1 - Visão geral do formigueiro artificial






Imagens mostrando a arena de alimentação em primeiro plano. Quatro câmaras compõe o formigueiro artificial: a maior, arena de alimentação com alimentador de grãos, base com reservatório de água e para material vegetal; duas câmaras para cultivo do fungo, no caso das formigas cortadeiras; e uma câmara utilizada como "lixeira". As câmaras têm base de cerâmica, que permite ambiente favorável para a manutenção das formigas.




2 - Detalhes importantes.



Imagem da tampa da arena de alimentação, mostrando tubo alimentador para grãos, tela metálica para aeração e tampa da abertura para colocação de material vegetal.



Tampa das câmaras de cultivo do fungo e da câmara de lixo, no caso de colônia de formigas cortadeiras. A imagem superior mostra o dispositivo de aeração fechado e, a inferior, mostra o dispositivo aberto. Uma tela metálica impede a fuga das formigas.



Imagem da câmara de fungo mostrando a base de cerâmica, material importante para a manutenção de colônias de formigas cortadeiras, em laboratórios. 


Imagem do interior da arena de alimentação: reservatório para água, tubo alimentador para grãos, abertura para aeração, além das conexões de tubo acrílico transparente que interligam as câmaras de criação e a arena de alimentação. 


As diversas tampas que compõe o formigueiro artificial: tampas das câmaras de cultivo do fungo (panelas), tampa e base da arena de alimentação, tampa do alimentador de grãos e tampa da abertura para os materiais vegetais.


Imagem mostrando a base de cerâmica, da câmara que será utilizada como "lixeira", a qual foi retirada  pela parte inferior da câmara. A retirada  permite a rápida remoção do material acumulado pelas formigas. Um dispositivo é colocado nas aberturas de comunicação com as outras câmaras para impedir a fuga das formigas.


Imagem superior mostrando a arena de alimentação sem a tampa e sem a base e as três câmaras sem as tampas.


Suporte metálico com dispositivo para facilitar o transporte do formigueiro.


Imagem mostrando o formigueiro sendo transportado.

 




16 comentários:

  1. Corrigindo: "você como seguidor" "Abraço!"
    hehehe

    Esse teclado é sem fio e está com a bateria fraca hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou dono do blog adoro formigas (http://adoroformigas.mirmecolismo.com.br), ví você come seguidor novo do blog.

    Achei muito legal cara! Parabéns pela engenharia.

    Abreço, Bruno.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa Criação! para Formigas Cortadeiras.

    ResponderExcluir
  4. Olá Moisés, eu sou apaixonado por Saúvas desde os 5 Anos de Idade, hoje eu tenho 12 Anos sempre quis fazer um Formigueiro Artificial para Saúvas, mas nunca deu certo. Tem como você me dizer quais foram todos os Materiais usados para fazer aquele Formigueiro.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Você também vende o formigueiro artificial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuel. Sim, e o modelo exibido no blog, tem custo de R$ 850,00 e prazo de 15 dias para execução. Abs

      Excluir
  8. Qual o contato para compra do modelo?

    ResponderExcluir
  9. muito caro......... Mais BEM FEITO gostei

    ResponderExcluir
  10. Olá vc ainda constrói esse formigueiro? Para SP, capital teria como o prazo de entrega ser de menos dias??? Continua o mesmo valor??? Aguardo resposta o mais rápido possivel...grata, Thaísa

    ResponderExcluir
  11. Olá, Moisés! Você ainda confecciona formigueiros.
    Att.,
    Luciano Macedo

    ResponderExcluir