5 de dez. de 2010

Restauração de réplica da lagarta do bicho-da-seda (Bombyx mori) Continuação - 4


Lateral-Base

A Lateral-Base é a estrutura da réplica que suporta as outras três partes: Lateral-Tampa, Sistema Digestivo e Sistema Nervoso, através do uso de pinos plásticos de sustentação e imãs de Neodímio.
Imãs de Neodímio são produzidos a partir de elementos raríssimos na tabela periódica ("terras raras"),  encontrados em pouquíssimas regiões do mundo.   Dentre todos os ímãs provenientes das terras raras, os de Neodímio (Neodymium) são os mais potentes. Feitos de uma liga de Neodímio, Ferro e Boro (Nd2Fe14B), seu campo magnético e sua resistência à desmagnetização são muito superiores aos outros tipos de ímãs conhecidos. 

1 - A Lateral-Base apresentava-se mais conservada que as outras partes da réplica. Foram recuperadas as partes quebradas e trincadas, além da raspagem da tinta e verniz que estavam descascados. 

Imagem mostrando Lateral-Base sem a Lateral-Tampa, com Sistema Digestivo acoplado e Sistema Nervoso retirado, observado estendido na base de madeira.
Detalhe da parte final da peça, com Sistema Nervoso acoplado.
Imagem mostra detalhes de estruturas da cabeça e do Sistema Nervoso.

2 - Pintura com PVA.
Peça recuperada e com pintura PVA, mostrando detalhes das pernas, estruturas da cabeça, músculos e traqueias.
Visão geral da peça, com pintura finalizada.
Peça com betume, visão externa.
Peça com betume, visão interna.


3 - Peça finalizada.
Parte interna, com Sistema Nervoso acoplado.

Parte externa.

Um comentário:

  1. boa noite moises, primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho que vc desenvolve, estou te seguindo, gostaria de colocar seu banner em meus parceiros, caso aceite favor me mandar o codigo em html.

    formigueiross.blogspot.com

    att.
    thiago

    ResponderExcluir