8 de set. de 2010

Restauração de réplica da Abelha do mel (Honey bee - Apis mellifera).


Réplica de abelha pertencente ao Laboratório de Insetos Úteis, do Departamento de Entomologia da ESALQ/USP, Piracicaba, São Paulo, executada pelo naturalista francês, Emile Deyrolle, no início de 1900. Elaborada em gesso e com encaixes de metal, tendo como base, uma prancha de madeira pintada.


A peça apresenta vários pontos com rachaduras, encaixes danificados, camadas de gesso faltando ou soltas, trincas, pintura danificada ou inexistente, pintura em intervenção anterior, com erros. Faltavam, ainda, as asas e a antena.


 Encaixes das pernas danificados.


Rachaduras na parte superior da cabeça, perfuração na parte superior do tórax para introdução de objeto de metal para "segurar" a peça que representa os músculos das asas.

A restauração, de comum acordo com o Prof. Dr. Marchini, responsável pelo Laboratório de Insetos Úteis, levou em consideração, três princípios:
  • Histórico: época em que foi construída a réplica, materiais utilizados, o artista da obra;
  • Estético: dentro do possível, não alterar o original;
  • Funcional: resgatar a funcionalidade das peças para atender o objetivo dado pelo artista.
Optou-se pelo uso da massa plástica para recompor as partes danificadas, como por exemplo, os encaixes, devido sua resistência ao desgaste ser bem maior do que a do gesso. As asas foram feitas com resina de poliéster transparente, pintadas com tinta PVA atóxica, betume e verniz a base de água. A antena foi feita com resina de poliéster e teve o mesmo acabamento que as asas. O expositor foi elaborado com cantoneiras de alumínio, rebites e placa transparente de polistireno.



Réplica pronta (após 60 dias de trabalho) - todas as peças foram restauradas. Todos os encaixes: cabeça, antena, pernas, asas, músculo das asas e sistema digestório tornaram-se funcionais, ou seja, podem ser retirados da peça principal (tórax + abome) para as atividades de ensino.


Réplica na base, comparada com "pet" de Coca-Cola de 2 litros de capacidade.



 Réplica em expositor.



3 comentários:

  1. Boa tarde Moisa...
    Muito bom seu Blogspot, desejo-lhe sorte.
    A respeito da sua idéia de fazer uma armadilha luminosa, o Prof. se mostrou bem interssado e sugiro que vc já pense em fazer um estudo e orçamento p/ mostrar a ele. Bem, a gente se fala...
    A, esse litro de coca cola é replica tambem ???
    rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Salve, salve Mano Moisa!!!!!!!!!!
    É show mano, muito bom!
    Muita luz neste seu caminho.

    abraço do mano internacionalissimo Joseph Cage.

    ResponderExcluir
  3. Olá Moisés,
    Este post é apenas pra deixar registrada aqui a minha admiração por seu trabalho, o qual possui uma excelente qualidade. Meus alunos simplesmente amaram o projeto e devem seguir o seu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir